Sessão: Terça-feira, 16 de setembro de 2014

.: Decisão da 2° Comissão Disciplinar - Dia 16 de setembro de 2014 :.

 

2° COMISSÃO DISCIPLINAR

ATA DA SESSÃO DO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2.014

EDITAL DE CITAÇÃO/INTIMAÇÃO N° 054/2014

 

Ao décimo sexto dia do mês de setembro do ano de dois mil e quatorze, às dezenove horas, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná localizada na Avenida República Argentina, 2153, bairro Portão, Curitiba, Paraná, reuniram-se os Auditores Membros da 2° Comissão Disciplinar deste Tribunal, Anderson Gaspar- Presidente, Rubens Dobranski, Cesar Augusto Ramos Gradela, Hélio Anjos Ortiz Neto. Estando ausente o auditor Luciano Costenaro e a procuradoria que não justificaram ausência. Havendo quorum legal, passou-se a pauta, observando-se os pedido de preferência, na ordem adiante transcrita:

 

AUTOS N°. 248/2014– EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. RUBENS DOBRANSKI

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL – SUB 20 - 2014

JOGO: GRECAL X CORITIBA FC

DATA: 02/08/2014

DENUNCIADO(S):

GRECAL

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. MIGUEL GUSTAVO LOPES KFOURI

1° DENUNCIADO: GRECAL, equipe de prática desportiva regularmente inscrita no Campeonato Paranaense de Futebol, categoria Sub 20, por infringir o art. 49, § 6º, do Regulamento Geral de Competições 2014 , da Federação Paranaense de Futebol. Conforme consta na súmula da partida, a equipe denunciada não realizou o pagamento das taxas de arbitragem. Por assim agir, a equipe denunciada incorre na sanção prevista no art. 191, III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Observações:

Defensor (a):

DECISÃO DA 2º C.D.:

GRECAL- POR MAIORIA, APLICADA A PENA DE ADVERTÊNCIA.

AUTOS N°. 251/2014– EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. HÉLIO ANJOS ORTIZ NETO

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL – SUB 20 -  2014

JOGO: J.MALLUCELI X GRECAL

DATA: 30/07/2014

DENUNCIADO(S):

 

GRECAL

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DRA. FLÁVIA LUCIA MOSCAL DE BRITTO MAZUR

1° DENUNCIADO: GRECAL, Em seus relatórios, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que o equipe do GRECAL, entrou em campo para o segundo tempo de jogo às 16:01 hs, ocasionando o atraso do início do segundo tempo de jogo em 2 minutos. Devido ao fato da equipe do GRECAL, ter entrado em campo para o segundo tempo de jogo às 16:01 hs, ocasionando o atraso do início do segundo tempo de jogo em 2 minutos, a deve responder pela infração do art.  206 do CBJD.  

Observações:

Defensor (a):

DECISÃO DA 2º C.D.:

GRECAL- POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE MULTA NO VALOR DE R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS), DEVENDO SER RECOLHIDA EM UM PRAZO DE 05 (CINCO) DIAS.

­­­­­­­­AUTOS N°. 254/2014 – EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. CÉSAR AUGUSTO RAMOS GRADELA

CAMPEONATO AMADOR DA CAPITAL – SÉRIE B - 2014

JOGO: SBE RIO NEGRO X SE TANGUA

DATA: 02/08/2013

DENUNCIADO(S):

MARIO LIDIO VODONIS

JOELSON SILVÉRIO VIDAL

JEAN RAFHAEL SALATA

SBE RIO NEGRO

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DRA. FLÁVIA LUCIA MOSCAL DE BRITTO MAZUR

1° DENUNCIADO: MARIO LIDIO VODONIS, Em seus relatórios, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que o massagista da equipe do SE Tangua, Sr. Mario Lidio Vodonis, foi expulso de campo aos 63 minutos de jogo por reclamar da arbitragem nos referidos termos: “Você tá com medo de apitar?”. Devido à reclamação desrespeitosa à arbitragem, o massagista da equipe da equipe do SE Tangua, Sr. Mario Lidio Vodonis, infringiu o CBJD em seu art. 258, § 2, inc. II.           

2° DENUNCIADO: JOELSON SILVÉRIO VIDAL, Em seus relatórios, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que o técnico da equipe do SE Tangua, Sr. Joelson Silvério VIdal, foi expulso de campo aos 79 minutos de jogo por reclamar da arbitragem nos referidos termos: “Você é um merda mesmo, seu bosta!”. Devido à ofensa à arbitragem, o técnico da equipe do SE Tangua, Sr. Joelson Silvério Vidal, infringiu o CBJD em seu art. 243 F, § 1.

3° DENUNCIADO: JEAN RAFHAEL SALATA, Em seus relatórios, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que o atleta Jean Raphael Salata, da equipe do  SE Tangua, foi expulso de campo nos acréscimos do segundo tempo de jogo (90 min + 2 min), por atingir por trás, de forma violenta e fora da disputa de bola, seu adversário. Devido ao fato de ter por atingir por trás, de forma violenta e fora da disputa de bola, seu adversário, o atleta do SE Tangua, Jean Raphael Salata, infringiu o CBJD em seu art. 254 A, § 1, inc. II.

4° DENUNCIADO: SBE RIO NEGRO, Em seus relatórios, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que da torcida do SBE Rio Negro atirou duas latas no jogador Jean Raphael Salata que foi expulso conforme relatado acima, sem no entanto, atingi-lo. Devido ao fato da torcida do SBE Rio Negro ter atirado latas no jogador do time adversário, a equipe do SBE Rio Negro deve responder pela infração do art. 213 III.   

Observações:

Defensor (a): Dr. Hélio Pereira Cury Filho

DECISÃO DA 2º C.D.:

MARIO LIDIO VODONIS- POR UNANIMIDADE, ABSOLVIDO.

JOELSON SILVÉRIO VIDAL- POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE SUSPENSÃO POR 01 (UMA) PARTIDA.

JEAN RAFHAEL SALATA- POR UNANIMIDADE, FICA DESCLASSIFICADO PARA O ART. 254 DO CBJD, APLICANDO A PENA DE SUSPENSÃO POR 01 (UMA) PARTIDA.

SBE RIO NEGRO- POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE MULTA NO VALOR DE R$ 150,00 (CENTO E CINQUENTA REAIS) EM CONCRETO, DEVENDO SER RECOLHIDA EM UM PRAZO DE 05 (CINCO) DIAS.

AUTOS N°. 257/2014– EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. CÉSAR AUGUSTO RAMOS GRADELA

CAMPEONATO AMADOR DA CAPITAL  - SÉRIE A –  JUVENIL/ADULTO - 2014

JOGO: ABE NOVO MUNDO FC X UNIÃO NOVA ORLEANS

DATA:  09/08/2014

DENUNCIADO(S):

ABE NOVO MUNDO FC

UNIÃO NOVA ORLEANS

FERNANDO VINICIUS DA CRUZ

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. BRUNO CAVALCANTE DE OLIVEIRA

1° DENUNCIADO: A.B.E. NOVO MUNDO F.C.,  entidade de prática desportiva, em virtude a ausência de policiamento a praça desportiva ou de qualquer justificativa, conforme narrado no relatório disciplinar da partida e nas observações do Delegado do jogo, por deixar de descumprir o Regulamento Geral das Competições de 2014 e o Regulamento específico do campeonato, infringindo o artigo 191, inciso III, do CBJD.

2° DENUNCIADO: A.B.E. NOVO MUNDO F.C. e UNIÃO NOVA ORLEANS,  entidades de prática desportiva, em virtude do lançamento de fogos de artifício dentro da praça de desporto, no decorrer da partida em questão, descumprindo o Regulamento Geral das Competições de 2014 e o Regulamento específico do campeonato, além de infringir o artigo 213, III, parágrafos 1.° e 2.°, do CBJD. 

3° DENUNCIADO: A.B.E. NOVO MUNDO F.C., entidade de prática desportiva, por não evitar as atitudes de um torcedor da referida equipe que realizou cusparadas contra a equipe de arbitragem quando estes se dirigiam aos vestiários, após o termino da partida, infringindo o artigo 213, I, do CBJD.

4° DENUNCIADO: UNIÃO NOVA ORLEANS,  entidade de prática desportiva, em virtude das atitudes de seus torcedores e dirigentes, os quais devidamente identificados com o uniforme da equipe, proferiram durante toda a partida palavras de baixo calão e ameaças contra os árbitros e o contra delegado da partida, conforme narrado no relatório disciplinar da partida, nas observações do Delegado do jogo e no documento em anexo, infringindo o artigo 213, inciso I, do CBJD.

5° DENUNCIADO: FERNANDO VINICIUS DA CRUZ, atleta da entidade de prática desportiva A.B.E. NOVO MUNDO F.C., por praticar jogo brusco ao chutar a perna do atleta adversário durante a disputa da bola, infringindo o artigo 254, §1.°, inciso I, do CBJD.

Observações:

Defensor (a): Dr. Hélio Pereira Cury Filho

DECISÃO DA 2º C.D.:

ABE NOVO MUNDO FC- POR UNANIMIDADE, ABSOLVIDO DAS IMPUTAÇÕES RELATIVAS AO DISPOSTO NO ART. 191, III E ART. 213, III,§2°E3°, AMBOS DO CBJD. POR MAIORIA, ABSOLVIDO DAS IMPUTAÇÕES RELATIVAS AO DISPOSTO NO ART. 213,I DO CBJD.

UNIÃO NOVA ORLEANS- POR UNANIMIDADE, ABSOLVIDO DAS IMPUTAÇÕES RELATIVAS AO DISPOSTO NO ART. 213, III,§2°E3°, AMBOS DO CBJD. POR MAIORIA, ABSOLVIDO DAS IMPUTAÇÕES RELATIVAS AO DISPOSTO NO ART. 213,I DO CBJD.

FERNANDO VINICIUS DA CRUZ- POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE 01 (UMA) PARTIDA DE SUSPENSÃO, POR INFRAÇÃO AO DISPOSTO NO ART. 254, DO CBJD.

AUTOS N°. 260/2014– EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. RUBENS DOBRANSKI

CAMPEONATO AMADOR DA CAPITAL - JUVENIL – SÉRIE A - 2014

JOGO: COMBATE BARREIRINHA FC X UBERLÂNDIA EC

DATA:  26/07/2014

DENUNCIADO(S):

COMBATE BARREIRINHA FC

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. RICARDO MAGNO QUADROS

1° DENUNCIADO: COMBATE BARREIRINHA FC, o Sr. Árbitro atestou ausência de policiamento. Como não há qualquer documento que ateste, inequivocadamente, que a equipe mandante solicitou a presença do policiamento, esta cometeu a infração prevista no artigo 15 do Regulamento específico da Competição. A não observância do artigo 15, caracteriza infração ao artigo 191, III do CBJD.

Observações:

Defensor (a): Dr. Hélio Pereira Cury Filho

DECISÃO DA 2º C.D.:

COMBATE BARREIRINHA F.C.- POR UNANIMIDADE, ABSOLVIDO.

AUTOS N°. 263/2014– EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. HÉLIO ANJOS ORTIZ NETO

CAMPEONATO AMADOR DA CAPITAL  - SÉRIE B – 2014

JOGO:VILA FANNY X EC SERGIPE

DATA:  16/08/2014

DENUNCIADO(S):

LUIZ ALBERTO BAROQUE

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DRA. FLÁVIA LUCIA MOSCAL DE BRITTO MAZUR

1° DENUNCIADO: LUIZ ALBERTO BAROQUE, o Sr. Árbitro e o Representante da FPF informam que o jogador nº 11, da equipe do EC SERGIPE, LUIZ ALBERTO BAROQUE, foi expulso de forma direta aos 13 minutos do segundo tempo, em razão de que, após a marcação de um gol para a equipe adversária, dirigiu-se e proferiu as seguintes palavras: “vai tomar no cu”. Devido ao fato de o denunciado ter ofendido o árbitro, acabou infringindo o CBJD em seu art. 243-F.

Observações:

Defensor (a): Dr. Hélio Pereira Cury Filho

DECISÃO DA 2º C.D.:

LUIZ ALBERTO BAROQUE- POR MAIORIA, APLICADA A PENA DE ADVERTÊNCIA.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a sessão, agradecendo a presença de todos, sendo lavrada a presente ata que, lida e aprovada pelos demais Auditores, vai assinada pelo Presidente e por mim, Dayane Fernanda Pacheco, Secretária do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná

Curitiba/PR, 16 de setembro de 2.014.

 

ANDERSON GASPAR

Presidente da Segunda Comissão Disciplinar

 

DAYANE FERNANDA PACHECO

                   Secretária do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná              

 




Referências:

16/09/2014 - Pauta 2º Comissão Disciplinar - 16 de Setembro de 2014.
Publicação: 19/09/2014 às 14:46