Sessão: Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

.: Decisão da 1º Comissão Disciplinar - 19 de Janeiro de 2015 :.

1° COMISSÃO DISCIPLINAR

ATA DA SESSÃO DO DIA 19 DE JANEIRO DE 2.015

EDITAL DE CITAÇÃO/INTIMAÇÃO N° 092/2015

 

Ao décimo nono dia do mês de Janeiro do ano de dois mil e quinze, às dezenove horas, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná localizada na Avenida República Argentina, 2153, bairro Portão, Curitiba, Paraná, reuniram-se os Auditores Membros da 1° Comissão Disciplinar deste Tribunal, José Eduardo Quintas de Melo – Presidente, Carlos Alberto Zitta, Eduardo de Vargas Neto e Marcel Souza de Oliveira, o procurador Maurício Mussi Correa. Estando ausente o auditor Miguel Ângelo Rasbold. Havendo quorum legal, passou-se a pauta, observando-se os pedido de preferência, na ordem adiante transcrita:

 

AUTOS N°. 458/2014 – EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. CARLOS ALBERTO ZITTA

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL – SUB 17 - 2014

JOGO: CA PARANAENSE X ARAPONGAS EC  DATA: 22/10/2014

 DENUNCIADO (S):

ARAPONGAS EC

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. PEDRO HENRIQUE VAL FEITOSA

 1° DENUNCIADO: ARAPONGAS EC, entidade de prática desportiva, por apresentar o atleta Pedro Henrique Gomes Ananias sem a carteira de identificação da F.P.F. Com tal conduta, a Denunciada praticou os ilícitos tipificados no art. 191, inciso III, ao deixar de cumprir determinação prevista no art. 23 do Regulamento Geral de Competições e no caput do art. 214, ao fazer constar na súmula atleta em situação irregular, ambos dispositivos do CBJD.

 

Observações:

Defensor (a):

DECISÃO 1° C.D.:

ADIADA PARA PRÓXIMA PAUTA.

 

AUTOS N°. 467/2014 – PROCESSO ADIADO

AUDITOR RELATOR: DR. MIGUEL ANGELO RASBOLD

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL – SUB 20 - 2014

JOGO: RIO BRANCO SC X CORITIBA FC  DATA: 25/10/2014

 DENUNCIADO (S):

RIO BRANCO SC

CORITIBA FC

JOÃO MARIA SOARES DE ANDRADE

AUGUSTO MOURA DE OLIVEIRA

THIAGO CAMPOS

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. PEDRO HENRIQUE VAL FEITOSA

1° DENUNCIADO: RIO BRANCO SC, o Sr. Árbitro relatou em súmula que houve conflito entre as torcidas e agressão, necessitando intervenção da policia o que acarretou atraso para o inicio do segundo tempo. A sua ação caracteriza ofensa ao artigo 213 I, e em função ao atraso, incorreu nas sanções do 213 § 1º do CBJD.

2° DENUNCIADO: CORITIBA FC, o Sr. Árbitro relatou em súmula que houve conflito entre as torcidas e agressão, necessitando intervenção da policia o que acarretou atraso para o inicio do segundo tempo. Infringindo o artigo 213 § 2º do CBJD

3° DENUNCIADO: JOÃO MARIA SOARES DE ANDRADE, massagista da equipe do RIO BRANCO, foi expulso por reclamar de forma agressiva, proferindo as seguintes palavras  O SENHOR É UM LADRÃO, NÃO TEM CRITÉRIO SAFADO. Caracterizando infração ao disposto no artigo 243-F do CBJD.

4° DENUNCIADO: AUGUSTO MOURA DE OLIVEIRA, dirigente do RIO BRANCO, invadiu o gramado e de forma agressiva proferiu as seguintes palavras PALHAÇADA O QUE VOCÊ FEZ, TENHA O MESMO CRITÉRIO, VOCÊ TA APITANDO PELA COR DA CAMISA, FICA FODENDO NOSSO TRABALHO, SEM VERGONHA. Infringindo o artigo 258-A § 2º II e 258-B todos do CBJD.

5° DENUNCIADO: THIAGO CAMPOS, presidente do RIO BRANCO, também adentrou ao gramado e de forma agressiva disse QUEM MANDA NESTA MERDA AQUI SOU EU, VOCÊ É SAFADO, TENHA CRITÉRIO, VOCÊ TA FAZENDO SÓ PALHAÇADA, ARRUMOU NO RESULTADO EM 45 MINUTOS, VOCÊS SÃO TODOS IGUAIS. Infringindo o artigo 258-A § 2º II e 258-B todos do CBJD.

 

AUTOS N°. 470/2014 – EM TRÂMITE

AUDITOR RELATOR: DR. CARLOS ALBERTO ZITTA

CAMPEONATO AMADOR DA CAPITAL  – JUVENIL - 2014

JOGO: TRIESTE FC X ABE NOVO MUNDO  DATA: 25/10/2014

 DENUNCIADO (S):

NATANAEL C. SANTOS

EDUARDO C. SILVA

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. YURI FIALHO

 1° DENUNCIADO: NATANAEL C. SANTOS, atleta do ABE NOVO MUNDO, sua conduta redundou em punição direta com aplicação de cartão vermelho, por desferir um soco no rosto de um atleta adversário. Sua ação o torna incurso nas sanções do artigo 254-A § 1º, inciso I do CBJD.

 2° DENUNCIADO: EDUARDO C. SILVA, massagista da ABE NOVO MUNDO, houve agressão verbal e a honra do árbitro, proferindo as seguintes palavras VOCÊS DOIS SÃO LADRÃO, infringindo o artigo 243-F §1 º do CBJD

 

Observações:

Defensor (a):

DECISÃO 1° C.D.:

NATANAEL C. SANTOS - POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE SUSPENSÃO POR 01 (UMA) PARTIDA, EM CONCRETO, RECLASSIFICANDO SUA CONDUTA PARA O ARTIGO 254 II DO CBJD.

EDUARDO C. SILVA - POR UNANIMIDADE, APLICADA A PENA DE SUSPENSÃO POR 04 (QUATRO) PARTIDAS, NA FORMA DO ART. 243-F DO CBJD, PENA QUE REDUZ-SE PELA METADA ANTE APLICAÇÃO DO ARTIGO 182 DO CBJD, RESTANDO A PENA DE 02 (DUAS) PARTIDAS DE SUSPENSÃO.

AUTOS N°. 473/2014 – PROCESSO ADIADO

AUDITOR RELATOR: DR. EDUARDO DE VARGAS NETO

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL– 3º DIVISÃO - 2014

JOGO: SC CAMPO MOURÃO X A. PORTUGUESA LONDRINENSE  DATA: 19/10/2014

 DENUNCIADO (S):

SC CAMPO MOURÃO

  1. PORTUGUESA LONDRINENSE

GUSTAVO MARIANO BARROS

MATHEUS DE MELO GULARTE

ELENICE APARECIDA MARTINS

DENÚNCIA DA PROCURADORIA: DR. RAFAEL FABRICIO DE MELO

1° DENUNCIADO: SC CAMPO MOURÃO, entidade de prática desportiva, em razão do cometimento das irregularidades abaixo: 1º IRREGULARIDADE, por ter, no jogo acima descrito , descumprido os regulamentos da modalidade, uma vez que, conforme descrição, tanto na súmula da partida, quanto no relatório do Delegado do jogo, não efetuou o pagamento das taxas de arbitragem, descumprindo o artigo 18 do regulamento das competição, bem como, no artigo 40 do regulamento geral, incorrendo desta forma nas penas do artigo 191 III §2º do CBJD. 2ª IRREGULARIDADE, antes do inicio da partida , entrado em campo as 15 h e 22 min. Quando para o cumprimento do parágrafo único do artigo 43 do Regulamento Geral da Federação, deveria entrar no máximo as 15h 20 min, infringindo o artigo 191, III do CBJD. 3º IRREGULARIDADE, extrai-se da descrição no relatório do Delegado do jogo, que o estádio não disponibilizou os dois enfermeiros obrigatórios, descumprindo o artigo 27 do Regulamento incorrendo nas penas do artigo 191 III e § 2º do CBJD.

2° DENUNCIADO:  A. PORTUGUESA LONDRINENSE. antes do inicio da partida , entrado em campo as 15 h e 23 min. Quando para o cumprimento do parágrafo único do artigo 43 do Regulamento Geral da Federação, deveria entrar no máximo as 15h 20 min, infringindo o artigo 191, III do CBJD.

3° DENUNCIADO: GUSTAVO MARIANO BARROS, atleta do CAMPO MOURÃO, por ter aos 49 minutos atingido com um soco o atleta adversário, o denunciado foi expulso diretamente, incorrendo nas sacões previstas no artigo 254-A do CBJD.

4° DENUNCIADO: MATHEUS DE MELO GULARTE, árbitro da partida acima descrita, em razão do irregular preenchimento do relatório de sua responsabilidade, dificultando a atuação da Justiça Desportiva na apuração e punição de infratores,  incorre nas sanções previstas no artigo 266 do CBJD.

5° DENUNCIADO: ELENICE APARECIDA MARTINS delegada representante da Federação Paranaense de Futebol na partida acima descrita, em razão do irregular preenchimento do relatório de sua responsabilidade, dificultando a atuação da Justiça Desportiva na apuração e punição de infratores, incorre nas sanções previstas no artigo 266 do CBJD.


continuação....




Referências:

19/01/2015 - Pauta 1º Comissão Disciplinar - 19 de Janeiro de 2015.
Publicação: 20/01/2015 às 16:04